top of page

    O Coletivo Peabiru Teatro nasceu a partir do encontro de artistas em formação dentro da UDESC (Universidade o Estado de Santa Catarina) no ano de 2013 com a criação da peça-brincante “Aquilo era só índio e bicho, lá no fundo do sertão”.

    No ano seguinte, o coletivo realizou uma circulação independente pelo Brasil. Apresentando este primeiro trabalho pelos cantos e encantos deste país. Foram sete estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste Além de realizar uma expedição de canoa pelo Rio Araguaia que durou cerca de dois meses, numa travessia que iniciou na divisa entre os estados de Goiás e Mato Grosso até o Pará.

    Nesta viagem muitas histórias foram compartilhadas por sertanejos, agricultores, moradores ribeirinhos e indígenas, mestres da cultura popular, fortalecendo assim o coletivo e seu trabalho artístico.

    Atualmente o Coletivo reside na Ilha de Santa Catarina, capital do estado. Segue com as apresentações do seu primeiro trabalho, e realiza o Projeto Peabiru da Brincadeira - Formação de Brincantes - com o apoio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014. O projeto de formação propõe a participação do coletivo no curso "A Arte do Brincante para Educadores"- Florianópolis, oferecido pelo Brincante Instituto Brincante em parceria com o Espaço Imaginário e a Escola Casa Amarela.  E uma serie de intervenções com a brincadeira "IORÉ" e oficinas de vivência-brincante junto à comunidade.

O GRUPO

O Caminho do Peabiru, segundo historiadores eram trilhas que ligavam a Ilha de Santa Catarina, atual Florianópolis -cidade natal do coletivo- até Cusco, no Peru. Este caminho percorria do Atlântico ao Pacífico, e era realizado entre os índios no Brasil e os Incas no Peru.

QUEM SOMOS

teatro

c o l e t i v o

bottom of page