top of page
 
FICHA TÉCNICA

SINOPSE

Brincantes: Cika Favel, Esha, Felipe Ferro, Leticia Coelho, Lígia Faria, Luciana Guzzela, Odair da Costa, Rena Costa e Vitor Ribeiro

Concepção e dramaturgia: Coletivo Peabiru Teatro

Figurinos: Greco

Produção: Rena  Costa

Direção: Letícia Coelho

 

Gênero: Brincadeira

Espaço: Rua e alternativo

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

 

Ioré nasceu,

Dentro da mata.

Tem a força da terra, da planta,

Do bicho e da àgua.

 

Ioré é forte,

E também é frágil.

Vem a Sucuri ajudá,

Para um grande ato.

 

No rio da vida, Ioré renasce mais uma vez para cumprir sua sina, boa brincadeira.

 

 

R E L E A S E 

     O Coletivo Peabiru vem brincar outra vez, agora contando a história de IORÉ. Alguém que nasce dentro da floresta, num estado que nos remete a origem da humanidade. Após ter contato com os bichos da mata, Ioré começa a ver, escutar, sentir e se comunicar com as figuras ancestrais da floresta. Quem vai querer mudar pra longe do rio?
     Depois de cair do galho com a Sucuri, Ioré se lança de carona numa grande aventura, e chega no caos da cidade do círculo XXI. Lá pelas bandas do desconhecido, com muito custo, Ioré consegue compreender as relações das pessoas da urbe, e descobre os seus valores. A partir disso, começa a emergir dentro dessa nova sociedade. Quando consegue ocupar o lugar que todos desejam, se frustra e decai, vertiginosamente... A ascensão e a queda do herói.

  Na construção desse trabalho, o Peabiru se utilizou da abordagem junguiana, relacionando a história de Ioré com muitas outras da cultura humana ligadas ao mito do herói. Nessa relação, ainda investigamos como nossos companheiros comemoram seus mitos, ou seja, como os diferentes povos desta pesquisa festejam sua história. Assim, nossa intervenção une a música, o teatro, a dança, as artes plásticas, além do modo das celebrações tradicionais, como o Boi-de-Mamão (SC), Cavalo Marinho (PE) e a Congada (MG).

   A montagem de “IORÉ” íntegra o Projeto Peabiru da Brincadeira, realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014.

teatro

c o l e t i v o

bottom of page